Compartilhar

O Pior Sintoma é Aquele que Não Vemos! A Prática da Saúde Preventiva é uma boa opção para a melhoria da Qualidade de Vida.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Datas que Marcam uma Vida

O nosso calendário registra no mês de fevereiro três datas especiais, que embora em distintos motivos, têm uma afinidade muito grande. No dia 14/02 é o dia da Amizade, no dia 19/02 é o dia do Esportista e no dia 20/02, dia Nacional do Combate às drogas e ao alcoolismo.
Tem ou não tem afinidade? Deixe-me explicar o meu ponto de vista.
Em toda a existência de qualquer ser humano, logo nos primeiros momentos de nossas vidas, buscamos um amigo, aquele que compartilhará conosco os bons e os maus momentos. Depois dos pais, é a pessoa mais importante em nossa vida. Colegas são muitos, mas amigo; amigo de verdade, serão poucos, talvez apenas um.
O interessante é que em prol da amizade topamos qualquer parada, lutamos com qualquer um e superamos qualquer obstáculo. Este relacionamento pode nos levar para uma vida saudável, boas turmas, bons ambientes, e até mesmo, incentivar a atividade esportiva, como pode também, nos conduzir para o caminho contrário, muitas vezes às drogas ou alcoolismo. Não que o amigo, ou amigos nos amarre e coloque em nossa boca, mas, geralmente, esse vínculo se dá em um momento em que o ser humano passa por uma das fases de desenvolvimento mais complicado e da maior importância, a formação de sua identidade, no período da adolescência. Claro que tem muitas outras questões envolvidas neste processo e neste período, mas poder dizer – meu amigo (a), ter uma amizade nesta época, não tem preço que pague. É tão lindo e especial como o primeiro amor. Se é que o amigo (a) já não o seja.
Muito tem sido feito para esclarecer sobre os males das drogas e do álcool, mas sentimos que ainda não foi o suficiente haja vista, as constantes notícias de acidentes envolvendo o alcoolismo e os inúmeros problemas relacionados às drogas.
 Quantos jovens, quantas famílias sofrem com esses males.
A atividade esportiva tem sido incentivada e podemos ver crescer o interesse de muitos jovens em praticar algum esporte, em levar seu melhor amigo para compartilhar o prazer de viver bem, com saúde. É o desenvolvimento da geração saúde, sem drogas, sem álcool.
Curiosamente, estes mesmos componentes, drogas e álcool, estão presentes nas escolas, nas famílias, nas “rodas” de amigos e até mesmo no trabalho. É um produto que parece preencher um vazio geral na pessoa, nos grupos e na sociedade. Acredito que a conscientização é a melhor forma de lutar contra estes males e que poderá durar muito tempo, pois é parte integrante dos costumes de nossa sociedade, que é passado de geração a geração, fora os interesses econômicos envolvidos nestas questões.
Espero que nestas datas as pessoas possam refletir sobre suas vidas, suas famílias e pensarem uma nova forma de contribuírem para acabar ou, pelo menos, minimizar o problema.
É um bom momento para ligar para aquele (a) grande amigo (a) e dar-lhe um forte abraço. Se não for possível, será um motivo para relembrar os bons momentos, que com certeza, todos já passaram com um grande amigo(a) e, principalmente, ver que a alegria é inerente ao ser humano e não é preciso uso de drogas e álcool para ser feliz.
A amizade nos revela a capacidade de amar o outro e a própria vida. Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário